Páginas

--> Seja bem vindo!!! <---

Avatar

Sabedoria



O mundo migrou das mãos dos espertos para a dos sábios.


Os que querem parecer sábios entre os tolos, acabam por parecer tolos entre os sábios.
Quintiliano – Escritor Latino ( 35 -95 ).

Durante minha pequena experiência de vida convivi com diversos tipos de gente. Vou tentar hoje
desfazer a confusão que existe entre os inteligentes, os espertos e os sábios. Para muitas pessoas os mais inteligentes são mais espertos e consequentemente mais sábios. Porem, devo dizer, que existe um abismo muito grande entre os inteligente e os sábios. Já entre os espertos e os sábios não existe afinidade alguma.

Primeiro vou tratar dos inteligentes, não vou me prender as diversas teorias que expressam,
justificam, classificam e explicam a inteligência humana. Quero apenas dizer que todas as pessoas do mundo são extremamente inteligentes em um ou outro campo do conhecimento. Alguns são excelentes, com números, outros com pessoas, alguns com dinheiro, outros com vendas, alguns com as artes, outros com a religião. Todos nós somos inteligentes em alguma coisa, descubra o seu verdadeiro potencial.

Vamos então aos espertos. Espertos existiram, existem e sempre existirão. Esperto é aquele caraque acha que é mais inteligente que todo mundo e o pior si acha mais sábio que todos os seus semelhantes juntos. Existe um adágio popular que diz: O mundo é dos espertos. Esperteza hoje é tomada como malandragem. Esperto é aquele que consegue passar a perna no outro. Esperto é aquele que leva vantagem em tudo. Esperto é aquele que nunca perde. No jogo dos espertos o resultado é sempre favorável a eles.

Já a sabedoria, não pode ser descrita. Sábio é aquele que sabe ser inteligente e burro na hora certa de acordo com a ocasião. Sábio é aquele que perde agora para ganhar muito mais depois. O sábio é aquele camarada agradável, que consegue fornecer a medida certa de inteligência, sabe ser amigo do tempo, do espaço e das pessoas. O sábio consegue cativar tanto os inteligentes quanto os tolos. O sábio sabe o lugar e a hora que deve se mostrar sábio. Assim, a sabedoria é inimiga da esperteza.

Estamos tão cheios de sermos passados para trás, que não gostamos nem de ouvir falar dos
espertos. Há uma tendência natural do ser humano a si ligar aqueles menos espertos, pois já esta gravado em nosso inconsciente que os espertos são “trambiqueiros”, malandros e bons de papo. O senso comum prescreve que negociar com os espertos é pedir para ser feito de bobo. Os espertos se acham inteligentes e sábios, porém a inteligência e a sabedoria figuram em um plano diferente do da esperteza.

Não estou pedido a ninguém que seja bobo, tolo, burro, “mocorongo” ou coisas do gênero. Estou
dizendo que o mundo não é dos espertos, e sim dos sábios. O mundo não é daqueles que levam vantagem imediata em tudo, que sempre ganham, e sim dos que sabem ganhar e perder. Andem no caminho da luz.


*Joel Gonzaga de Sousa, é pedagogo pela Universidade Federal de Goiás, especialista em gestão
escolar. É Psicanalista clínico, especialista em Psicanálise Infantil. É Parapsicólogo especialista fenômenos do inconsciente coletivo. Atualmente é Gerente de Compras da Reis Peças.

Posto este texto para marcar o momento triste pelo qual a Coop-art está passando. Muito chata esta situação. Às vezes fica difícil crer em como certas pessoas são tão tolas.

0 PITACOS GENIAIS:

Postar um comentário

Deixe sua opnião, recado, sugestão e pedidos aqui.

Bjs encantados!!!!

/